Com tecnologia do Blogger.
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1. Se ainda não tem conta Adsense criada, espere para que o primeiro site a submeter tenha conteúdo suficiente para ser aprovado. Sites seguintes não requerem aprovação do Google.

2. Os termos de utilização da conta Adsense são mesmo para ler. O não conhecimento das regras não desculpa a má utilização. É frequente também haver actualizações aos termos de utilização como aconteceu recentemente com o posicionamento de imagens junto a blocos de anúncios. Convém estar atento. Não entrem em esquemas fraudulentos de clicks ou de geração de tráfego. O Google tem mecanismos automáticos de detecção que geram alertas em casos destes e poderão ser verificados manualmente.

3. Não há regras de ouro que se aplicam a qualquer site ou a qualquer tipo de nicho. Os melhores resultados resultam de testes de diferentes posicionamentos, cores e formatos. Uma das chaves para o sucesso é testar…testar…testar…


4. 95% da informação que podem aprender sobre optimização Adsense está disponível grátis na Internet. Não vale a pena gastar dinheiro em livros ou ebooks. Usem os novos recursos disponibilizados pelo Adsense integrados na conta na secção recursos. Usem também e linkem para esta checklist.

5. Aumento da cobertura – quantas mais páginas tiverem anúncios Adsense, maiores a probabilidade de os ganhos aumentarem. Atenção que em alguns tipos de páginas não são permitidos ter anúncios como pop-ups, etc.

6. Tráfego é a chave do sucesso! Por muito bom que um nicho de mercado seja, se o tráfego de um site for pequeno, os ganhos nunca serão grandes. Investir em ter tráfego real e utilizadores que chegam de diversas fontes, em especial de motores de pesquisa é fundamental.

7. Quanto melhor a relevância do conteúdo para o anunciante e a qualidade vs quantidade do texto, melhor o valor de cada click. Vale a pena investir em boas páginas de conteúdo, ainda que sejam visitadas menos vezes. Se forem páginas com visitas provenientes de motores de pesquisa, melhor será o resultado.

8. Anúncios que aparecem primeiro no código tendem a ter um valor mais alto. Por outro lado devem sempre ser colocados anúncios na parte visível do site quando se abre (above the fold). O CTR destes deverá ser maior. Usem o section targeting para dar ênfase a determinado conteúdo.

9. Nos blogs ou no final de artigos informativos, funciona muito bem a colocação de um bloco 336×280 ou similar. Estes convertem muito bem porque costumam mostrar anúncios relevantes e quando o utilizador procura mais informação sobre o assunto que acabou de ler, tende a continuar a sua procura na publicidade contextual disponibilizada.

10. Cores – os anúncios devem usar o esquema de cores do site. Costuma funcionar melhor quando se usa para a cor dos links, a mesma cor usada nos links do site. Embora não use, está normalmente assumido que o Azul usado nos links default de qualquer página poderá funcionar melhor. A utilização dessa cor dependerá da integração ou não no design do site. Não usem as templates standard do Adsense. Estas estão muito divulgadas e resultarão num CTR menor, Ad-blindeness.

11. Blending - usar a mesma cor para o border e background do anúncio. Para uma melhor integração estas devem ser iguais ao background da página no local onde são colocadas. Quando o anúncio é misturado com o texto então não deve ter border visível nem o background se deve distinguir do restante espaço da página. Os anúncios não podem ser a parte de maior destaque num site. Não podem produzir Ad-blindness.

12. É possível usar uma funcionalidade que alterna entre até 4 esquemas de cores diferentes. A alteração poderá dar-se apenas na cor do link e funciona muito bem. O seu uso pode ser interessante em fóruns, ou em sites em que os utilizadores passam muito tempo online e são visitantes frequêntes.

13. Com as novas regras para evitar clicks acidentais, é interessante dar maior relevo à cor do url do anúncio. Resultará numa maior notoriedade e tendência para aumento do CTR.

14. Os formatos maiores tendem a converter melhor, ex: 336×280. Estes ocupam também mais espaço e por vezes os anúncios mais pequenos, mas bem integrados no design ou com posicionamento melhor são mais rentáveis.

15. Os formatos maiores devem ser activados sempre que possível para mostrar anúncios de texto e de imagem. A competição pelo espaço aumentará e a variedade de anúncios também. Desta forma também não se impede que uma boa campanha baseada em imagem ou vídeo não rentabiliza melhor esses blocos. Anúncios de Vídeo têm um valor mais elevado.

16. Os blocos de links são um formato a ter sempre em conta e que consome pouco espaço. Desde que é possível ter 3 destes blocos mais importante poderá ser a sua utilização. Têm os inconvenientes que é preciso dois clicks para converter, um primeiro na keyword e um seguinte num dos anúncios que aparecem e que não é possível customizar as cores da página onde aparecem os anúncios. No entanto o utilizador poderá mais facilmente fazer back depois do primeiro click num anúncio e voltar a testar outro dos blocos, resultando num CTR melhor.

17. O Adsense for search normalmente não rentabiliza bem diariamente. No entanto usando este formato estamos sempre a adicionar uma excelente funcionalidade que devidamente optimizada e integrada resulta numa melhor experiência para os utilizadores do site. Fazendo as contas anualmente aos ganhos que pode produzir poderão não ser menos prezáveis em muitos sites. Pode também ser usada para ajudar a perceber o que os utilizadores procuram no nosso site através da funcionalidade de reporting disponibilizada.

18. A utilização de critérios personalizados e de url devem ser sempre usados para um correcto conhecimento do CTR e eCPM de cada anúncio. Em sites grandes prefiro usar critérios para as secções do site. Em blogs uso os critérios de acordo com o posicionamento ou formato do bloco. É possível usar até 5 critérios para cada anúncio, no entanto gosto de usar apenas um para não confundir a análise nos relatórios.

19. Sempre que um site comece a ter um tráfego considerável ou seja muito relevante em determinado nicho, convém usar a segmentação e mostrar esse critério aos anunciantes como um posicionamento de anúncio. Uma descrição e posicionamento relevantes poderão trazer ganhos importantes de anúncios não contextuais.

20. É necessário pensar antecipadamente no design de um site ou de um theme para um blog relativamente às possibilidades que este terá para integrar os blocos de anúncios (adsense em blogs). As dimensões dos banners mais frequentes são para saber de cór. Porquê ter uma coluna de 110 pixels de largura se com 120 permite ter um bloco Adsense? E porque não 160 em que os anúncios aparecem com uma disposição melhor? Porque um site de 700pixels de largura se por ex com 728 já permite ter o maior bloco de Adsense?

Estas lista não está ordenada por qualquer tipo de critério. Tal como disse não há uma fórmula mágica, convém testar e analisar. A nova opção de gestão de anúncios facilita muito esta tarefa.

Dica bónus: As referências são ainda outro tipo de anúncio que podem completar os rendimentos de um site. Embora já não esteja disponível, consegui bons resultados referindo o Picassa num site na secção com galeria de imagens. Existem mais produtos, mas limitados no mercado e língua Portuguesa. É preciso procurar se existe algum que sirva os interesses dos visitantes.

Fonte: www.tolnetwork.com

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